Bio & Info
Formada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Camilo, é Mestre e Doutora em Microbiologia e Imunologia pelo DMIP-UNIFESP, onde atuou na área de epidemiologia de infecções de corrente sanguínea causadas por linhagens de E. coli patogênicas extraintestinais (ExPEC), Klebsiella spp. e Enterobacter spp., bem como na avaliação da frequência de linhagens de E. coli resistentes à múltiplos antimicrobianos nesse tipo de infecção. Também atuou na avaliação da ocorrência de ExPEC e de bactérias resistentes na microbiota intestinal de hospedeiros saudáveis.
​
Possui experiência com utilização de modelos de experimentação de virulência bacteriana em animal (modelos murinos de sepse e translocação bacteriana, e modelos alternativos de infecção em G. mellonella), em genética bacteriana e bioinformática.
​
Foi bolsista de pós-doutoramento Capes-PNPD no LEPE, onde pesquisou a virulência de linhagens desprovidas de fatores clássicos associados às infecção extra intestinais, e a presença e o papel de novos fatores de virulência em linhagens de E. coli isoladas de infecções extra intestinais.
Atualmente realiza um segundo estágio pós doutoral no LEPE, onde investiga o papel dos plasmídeo de adesão agregativa (pAA) no desenvolvimento de infecções extra intestinais causadas por linhagens de Escherichia coli enteroagregativa (EAEC) isoladas de infecções do trato urinário e infecções de corrente sanguínea. Nesse projeto realizou período de pesquisa no laboratório de plasticidade do genoma microbiano na WWU Münster (Alemanha com bolsa CNPq PDE ).
​
Participa de diversos projetos de pesquisa no LEPE envolvendo diversos patotipos de Escherichia coli patogênica intestinal, patógenos de infecções extra intestinais e bactérias oriundas de microbiota.






